domingo, 13 de abril de 2014

Uma companhia indesejada...

No último postal 'gabei-me' do tempo ter jogado a meu favor e do passeio pela cidade sem a companhia de um guarda-chuva. Pois bem, no fim-de-semana eu e o tempo não nos entendemos mesmo. Apanhei chuva e vi o sol, tive calor e frio, vesti o casaco e andei de manga curta. Tudo no mesmo dia, na mesma rua e em poucos minutos. Tinham-me avisado que em Sydney podemos ter as quatro estações do ano em 24 horas mas não há nada como viver a experiência para perceber o verdadeiro sentido da coisa. E quando o fazemos em duplicado, Sábado e Domingo, não restam dúvidas.
Os planos para o primeiro dia do fim-de-semana contemplavam o regresso a Kings Cross para visitar o mercado e ver as galerias que me tinham 'falhado' na última visita. O tom cinzento do céu quando acordei não inspirava grande confiança mas enquanto tomava o pequeno-almoço o sol apareceu e resolvi manter-me fiel ao programa. Claro que quando abri a porta da rua para sair, já chovia. Não me resignei e fui em frente, com a ténue esperança de que a minha teimosia fosse mais forte mas parece que há teimosos piores do que eu.
Quando cheguei a Kings Cross começou o jogo do gato e do rato. Saí da estação sem chuva e de manga curta mas cheguei ao mercado na sua companhia e de casaco (eram apenas uns metros). Habituados à inconstância do São Pedro, os sydneysiders já andavam pelo mercado orgânico de Kings Cross a fazer as suas compras habituais. De calções e t-shirt, de chinelo no dedo e guarda-chuva na mão ou de casaco e sapatilhas, pequenos e graúdos iam de tenda em tenda ver, provar, comprar flores, pão, fruta, legumes, carne, peixe, roupa, comida, velas... 

A chuva não afastou ninguém

França representada pelos queijos e patés...

e pelos croissantes e pastelaria

Produtos naturais

Frutos secos e desidratados para todos os gostos

O mercado decorre nos Fitzroy Gardens, todos os Sábados entre 8h e as 14h

Deixei o mercado e dei início ao meu 'tour' pelas galerias - parte II. Entre novidades e regressos, fiz agradáveis descobertas, confirmei opiniões positivas e mantive outras menos favoráveis. Afinal, os gostos não se discutem e no mundo da arte isso é a regra e não a excepção. Comecei com duas estreias The Cross Art + Books (simpática) e  Black Eye Gallery (fotografia), revisitei a Gallery 9 (não desiludiu), passei pela National Art School Gallery (adorei o espaço). A chuva, essa, mesmo sem convite formal resolveu acompanhar-me mas só quando e onde queria. Umas vezes fazia questão de me levar à porta e esperar que eu saísse, outras deixava-me lá e ia dar uma volta, aparecendo de surpresa noutro sítio. Não ia ser fácil...
 
The Cross Art + Books

Gallery 9

National Art School Gallery

Entretanto tinha chegado a Surry Hills e na minha lista ainda estavam 3 sítios: Object: Australian Design Centre, Brett Whiteley Studio e The Hughes Gallery. Cansada do jogo do gato e do rato com a chuva, do veste e despe casaco, pensei ir para casa e voltar outro dia... Mas não fui! Não ia dar o braço a torcer e enquanto o sol fosse espreitando, o cenário ia-se compondo. Pois, só que vi-me obrigada a recorrer ao meu mini guarda-chuva, porque os pingos cederam o lugar às gotas e houve momentos em que tive de procurar abrigo na loja mais próxima. 

Object: Australian Design Centre

Brett Whiteley Studio

Vi tudo o que queria e muito mais, porque como sempre acontece quando ando por Sydney, vou descobrindo sítios aqui e ali. Consegui 'aguentar' a persistente chuva durante todo o percurso mas quando chegou a altura de almoçar percebi o problema de uma cidade com muitos espaços verdes. Quando nos queremos sentar num parque ou num jardim e comer o nosso bagel, os bancos molhados podem ser uma chatice muito grande. Dei-me por vencida... Almocei enquanto caminhava para a estação Central. Estava na hora de fazer uma retirada estratégica.
Ah! Depois de ter ver tantas obras de arte, não podia deixar de eleger a minha preferida. Encontrei-a quase no final, entre as últimas galerias...

A 'simples' parede de uma casa
O pássaro é uma colagem

Este postal já vai longo, por isso vou deixar para o próximo as minhas 'turras' com o tempo e as descobertas em Rozelle, no Domingo

See you soon!

1 comentário: