quinta-feira, 10 de abril de 2014

Surry Hills e Paddington

Um destes Sábados andei por Surry Hills e Paddington, duas zonas muito conhecidas e procuradas pelos sydneysiders. A primeira é famosa pela variedade e quantidade de restaurantes, bares, pubs, cafés e sítios da moda. Ao fim-de-semana são muitos aqueles que escolhem a área para fazer o brunch. Já Paddington está associada ao mundo da moda em si e é casa de muitas boutiques e lojas de marcas nacionais. Dito de outra forma, Surry Hills é 'trendy', Paddington é 'sophisticated'.
As ruas estão cheias de edifícios antigos, com dois andares no máximo. Os parques são aproveitados por pais e filhos para passear. Nem parece que ao virar da esquina fica o centro financeiro de Sydney. Vê-se, sente-se um ambiente familiar e de vizinhança. Percebe-se que amigos e famílias se encontram habitualmente por ali e dividem mesas para partilharem pratos e episódios da semana que passou. Gosto disso...
No primeiro Sábado de cada mês, realizam-se os Surry Hills Markets. Podemos encontrar sobretudo artigos em segunda mão, como roupa, acessórios, livros, entre outros. A iniciativa tem como objectivo a recolha de fundos para o Surry Hills Neighbourhood Centre. O mercado é pequeno mas tem o seu quê de interessante. Acho que acaba por se destingir dos outros porque percebemos que todos ou quase todos se conhecem, quem vende, quem comprar e quem visita. 

Muita malta nova aproveita para vender o que já não usa

Roupa em segunda mão

Ali mesmo do outro lado da rua, fica uma das mais reputadas instituições da cidade: Gelato Messina. Posso-vos garantir que a fama se justifica a cem por cento e que vale a pena ficar nas enormes filas à espera de vez para ser atendido. A escolha foi complicada e implicou provar vários sabores até conseguir uma decisão consensual. Coconut sorbet with coconut sticky rice... Não sei muito bem como traduzir mas será uma espécie de sobert de coco com arroz colante de coco, ou seja, uma opção que apenas nós, os amantes de coco, poderemos verdadeiramente apreciar. 

Coconut sorbet with coconut sticky rice

O passeio continuou com paragem obrigatória nos Paddington Markets. Desde 1973 que todos os Sábados, a partir das 10h, faça chuva ou sol, podemos visitar um dos mercados mais antigos da cidade. Foi aqui que muitos nomes do actual mundo da moda australiana deram os primeiros passos antes de serem conhecidos. São mais de cem bancas onde podemos comprar roupa e acessórios, crafs, desenho e fotografia, sabonetes e velas perfumados, chocolates e chás artesanais e muito mais made in Australia. Como não podia deixar de ser, há um 'canto' da alimentação para quem quiser almoçar. Recomendo os scones do Paddy the Baker - Irish soda bread

Welcome!

Roupa para os mais pequenos

Cerâmica

Artigos em pele

Muita cor para alegrar
Chapéus há muitos

Chás para todos os gostos
Pão, scones feitos à maneira irlandesa

Pelo meio, entre um mercado e outro, ainda houve tempo para ver as vistas. Claro que podia ter escolhido o caminho mais curto e rápido mas isso tirava a piada toda. Assim pude percorrer a Oxford Street e espreitar as lojas, passar à porta das Victoria Barracks (um dos exemplares mais conhecidos da arquitectura militar australiana) e descobrir o Paddington Reservoir (agora transformado num jardim público).

Edifício dos correios de Paddington (1885) em Oxford Street

Jardins do Paddington Reservoir

Oxford Street

No regresso do mercado, fiz alguns desvios. A William Street com as suas pequenas e chiques boutiques é o delírio para muitas mulheres. A Glenmore Road começa por ser a típica rua de um bairro australiano, com os cafés cheios de famílias a fazer o brunch, mas que nos últimos metros, próximo da intersecção com Oxford Street, se assume como a morada de algumas das mais conceituadas marcas nacionais. 

William Street

Todos os detalhes contam

Cada casa é um loja e muitas só abrem se tocarmos à campainha

Glenmore Road - lojas e cafés de bairro

Marcas famosas australianas - onde tudo começou

Quem me conhece sabe que moda e lojas não são o meu passatempo preferido mas um dia não são dias. Valeu a pena!

See you soon!

Sem comentários:

Enviar um comentário