quarta-feira, 9 de abril de 2014

À terceira foi de vez...

Não há duas sem três e hoje consegui finalmente ir a Bondi sem ter a chuva como minha companhia. Da primeira vez, só com a ajuda do guarda-chuva foi possível dar uma voltinha à beira-mar e ver uma praia completamente deserta. No último domingo, regressei e nem saí do carro por causa da pequena tempestade que se fazia sentir. Depois de um início de semana bem outonal (sim, o dia 7 de Abril foi molhado, fresco e cinzentão), o sol resolveu dar um ar da sua graça e aparecer mas pelos vistos será curta a visita. Os senhores do tempo dizem que as gotas vão voltar a cair dos céus já a partir de amanhã, por isso não havia tempo a perder. Bondi estava à minha espera!
O primeiro ponto de paragem foi Bondi Junction Village Markets. Todas as Quartas, Quintas e Sextas-feiras realiza-se um pequeno mercado em Bondi Junction Oxford Street Mall, uma rua pedonal dedicada ao comércio local. Comparado com todos os outros que visitei, este é muito pequeno a todos os níveis (número de bancas, variedade de produtos, procura). Ainda assim, podíamos encontrar um pouco de tudo: legumes, fruta, pão, salgados e doces, roupa, bijutaria, comida, velas, postais... Na prática, eram produtores e artistas locais que vendiam e pessoas da zona que compravam. Não me deslumbrou mas mais uma vez confirmei a minha teoria de que os mercados são um sério caso de amor por estes lados do mundo. Por mais pequeno que seja, cada bairro tem o seu. 

A manhã já ia a meio mas havia movimento

Chapéus para todos os gostos

Não podiam faltar os frescos

Bagels... comprei um de mirtilos

Antes de descermos para Bondi Beach, demos um passeio pelas redondezas e acabámos por encontrar um simpático sítio para almoçar: Nelson Road Tuckshop. O espaço interior era agradável e cheio de luz por causa das enormes janelas que faziam a vez de paredes e criavam assim uma ligação com a esplanada. O pão e os bolos eram feitos na casa assim como o salmão fumado. A ementa anunciava a proteína e as três saladas do dia. Os smothies eram tamanho XXL. Não foi fácil escolher mas acabei por me decidir por uma salada de quinoa, beterraba e legumes assados com avelãs e queijo de cabra, acompanhada de uma limonada com morangos. Para a minha companhia, um cappuccino e frittata de queijo e tomate. 

Vamos lá almoçar...

Boas escolhas!

Provei... saboroso

As nuvens apareceram e, de vez em quando, jogavam às escondidas com o sol... Desta vez não! Ia passear em Bondi sem pingos de chuva. Pensei positivo (uma novidade devem estar alguns de vocês a dizer) e seguimos viagem para a praia mais famosa da Austrália. A beleza natural é um facto incontestável e nos meses de Verão a praia, com cerca de 1 quilómetro de comprimento, é 'invadida' pelos sydneysiders e pelos turistas. 
Há mesmo uma série de televisão - Bondi Rescue - que conta as aventuras dos nadadores salvadores desta praia. Isto porque o movimento Surf Lifesaving que engloba técnicas de nadadores salvadores voluntários com o surf em si, teve origem nesta zona, no início do século XX. O Bondi Surf Bathers' Life Saving Club e o North Bondi Surf Life Saving Club, ambos fundados em 1907, são muitos populares e procurados pelos mais novos. 

A casa do Bondi Surf Bathers' Life Saving Club

Não havia ponta de vento. A temperatura amena (24.º) convidava a um mergulho. Os aussies não se fizeram de rogados e aproveitaram da melhor maneira uma tarde a meio da semana, no início de Abril. O calendário diz que estamos no Outono mas o areal estava cheio de toalhas e o mar de surfistas. Enquanto uns caminhavam no calçadão, outros estavam sentados na esplanada a gozar o momento. 

Aproveitar as vistas

Muita gente a passear

Uma tarde de praia e banhos

Ali mesmo ao lado, uma 'galeria' aberta ao público... Mais uma vez, as paredes foram a tela escolhida por alguns artistas para partilhar com todos os que por ali passam o seu talento.

O melhor amigo do Homem

Algum artista apaixonado

É fácil entender a liberdade e a aceitação de toda esta arte nas ruas depois de vermos as escolhas da autarquia para embelezar Bondi. 

Detalhe de um banco no passeio

Ao longo de toda a avenida principal, repetem-se os bancos decorados

Mais um pormenor

Ainda bem que insisti e voltei a tentar a minha sorte com Bondi...

See you soon!

Sem comentários:

Enviar um comentário