sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de Abril

25 de Abril é uma data importante na história de Portugal e da Austrália, cheia de simbolismo e de memórias que devem ser preservadas e recordadas pelas gerações mais novas. Hoje é feriado aqui e aí.
Não vou assistir às celebrações dos 40 anos da Revolução dos Cravos. Confesso que não tenho paciência para ouvir os discursos e ver na televisão os directos mas há qualquer coisa neste dia... Nasci em liberdade e em democracia. Não conheci outra realidade e ainda bem, devo-o às conquistas de Abril. Estou-lhes grata. Lamento é que muitos se tenham esquecido delas e outros não lhes dêem o devido valor. Em Portugal, infelizmente, a memória tende a ser curta e depressa esquecemos as lições da história. Para muitos, o calendário assinala apenas mais um feriado.

Cravos vermelhos

Na Austrália e na Nova Zelância assinalam-se os 99 anos do ANZAC Day. Foi neste dia, em 1915, que dezenas de milhares de soldados do ANZAC (Australia and New Zeland Army Corps) e do Reino Unido perderam a vida em Gallipoli, na Turquia, na I Guerra Mundial. Por causa de um erro, desembarcaram a cerca de 9 milhas do ponto correcto e foram atacados pelas tropas turcas. Ao final de 8 meses, os aliados acabaram por retirar. 
As cerimónias oficiais decorrem por todo o país, na Nova Zelândia e em Gallipoli e prestam homenagem a todos os que combateram pela pátria. O primeiro acto oficial está marcado para o nascer do dia. Em Camberra foram mais de 20 mil os que fizeram questão de estar presentes. Em Sydney eram 4h15 da manhã quando a cerimónia teve início na Martin Place. Entre as 9h e as 13h, decorreu nas principais artérias da cidade a parada dos veteranos de guerra (Coreia, Vietname, Afeganistão, Iraque, Timor Leste,...). Até há bem pouco tempo ainda havia representantes da II GGM. As ruas estavam cheias de pessoas que fizeram questão de assistir. Eu também era para estar e tirar fotografias para ilustrar este post mas São Pedro resolveu fazer das suas. Choveu torrencialmente durante toda a manhã e nem assim a assistência arredou pé. Às 17h, teve lugar a cerimónia de encerramento também na Martin Place. Em 2015 assinalam-se os 100 anos.
 
ANZAC Memorial no Hyde Park

No fundo, penso que gostaria de ver em Portugal o sentimento de união e respeito que vi por aqui neste dia. Recordar o passado é importante para que possamos viver o presente e planear o futuro sem cometer os mesmos erros. 

See you soon!

Sem comentários:

Enviar um comentário