sexta-feira, 7 de março de 2014

Lição de história

O dia convidava a um passeio pela cidade. Não me fiz rogada e lá fui eu, decidida a conhecer mais um cantinho de Sydney. Achei que era tempo de investir numa vertente mais cultural e alinhavei uma espécie de roteiro, com história, arte e jardins à mistura. Atravessei o Hyde Park, entrei na Macquarie Street (Lachlan Macquarie foi um dos primeiros governadores de Nova Gales do Sul) e dei início à aula.

Hyde Park Barracks Museum
 

À minha direita estava o Hyde Park Barracks Museum e em frente, do outro lado da rua, a St. James Church. Os dois edifícios remontam aos tempos do governador Macquarie. O primeiro, transformado em museu, mostra episódios da vida dos presos que, condenados ao exílio na Austrália, ergueram Sydney.

St. James Church

A rua é também a morada das principais instituições governamentais do estado: Parliament House e Government House. A expressão 'Macquarie Street' é normalmente utilizada pelos 'aussies' quando se referem ao governo estadual.

Parliament House

À medida que vamos andando, passamos pelo Sydney Hospital (outro projecto do governador Macquarie) e Sydney Mint (onde se produziam as moedas). Este último é o edifício público mais antigo da Austrália e, à semelhança do Hyde Park Barracks Museum, faz parte dos Sydney Living Museums. No total são 12 casas históricas que permitem a quem as visita fazer uma viagem no tempo e descobrir como era vida na cidade há muitos, muitos anos.

Sydney Hospital

Sydney Mint

Mais uns metros e damos de caras com a enorme e renovada Biblioteca Pública de NGS. Uma pequena ponte envidraçada liga o mundo dos livros ao mundo da arte. Estamos na Art Gallery, palco de exposições e workshops, que ocupa agora o edifício original da biblioteca. 

Biblioteca Pública de Nova Gales do Sul

O novo e o antigo unidos
 
Art Gallery

 A aula ia longa e a necessidade de uma pausa falou mais alto. Com os Jardins Botânicos Reais ali mesmo ao lado, nem houve dúvidas quanto ao destino. Era hora de almoço e cada um aproveitava o espaço verde como bem entendia. Enquanto uns liam, outros dormiam a sesta e outros ainda, como nós, passeavam. Dentro dos muros dos jardins encontramos a Government House e o Conservatório de Música de Sydney, que ocupa o espaço originalmente destinado aos estábulos do primeiro.

Conservatório de Música de Sydney

No regresso à sala de aula, uma breve passagem pelo Museum of Sydney para ver o que se passava. Fica a promessa de voltar com mais tempo.

Canteiros com estilo

O dia não podia terminar sem um pequeno passeio pelas redondezas. Nunca sabemos o que vamos encontrar.


Um rinoceronte com estilo

Uma elegante galeria de lojas

See you soon!

3 comentários:

  1. Por cá ainda o dia 6 tem umas horas para andar e já é sexta-feira neste blog... Esta coisa de escreveres do futuro tem a sua graça! ;)

    ResponderEliminar
  2. Aula de história e cultura. Edifícios magníficos, imponentes.
    Obrigada pela partilha!
    Beijo grande*

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a observação anterior da Suzana, tem mesmo graça escreveres do futuro... ;-) Aqui, ainda o dia 7 só tem meio dia... ;-)

    ResponderEliminar