quarta-feira, 12 de março de 2014

A vida e a morte em Bronte

Quando viajo gosto de ver como é a vida na cidade, no país onde me encontro. Perceber os hábitos, aprender as tradições e tentar compreender melhor uma realidade que me é desconhecida. Mercados, museus, bairros, teatros, praças são importantes nessa descoberta diária mas não só. Por vezes ignoramos, propositadamente ou não, sítios cujo real valor cultural desconhecemos. Se visitamos um museu para ver como era a vida no passado, porque não visitar um cemitério para ver como tratam a morte?
Conhecida pela sua praia, Bronte tem outro ponto de atracção igualmente digno de ser visitado: o Cemitério de Waverley. Inaugurado em 1877, está situado numa costa com vista para o mar e ainda se encontra em funcionamento.
 
A entrada principal

Posso dizer que se trata verdadeiramente de um museu a céu aberto. Algumas importantes personalidades australianas estão lá sepultadas, como o primeiro Primeiro Ministro do país, Sir Edmund Barton. Procurei mas não foi possível encontrar a campa, porque são muitas (mesmo). Consegui chegar ao Memorial dos Mártires Irlandeses, onde estão os restos mortais de Michael Dwyer (1772-1825), um nome importante na história da luta irlandesa pela independência da coroa inglesa. 

Quando entramos ficamos admirados com a dimensão
Um mapa dava jeito
É sempre a descer até perto do mar
O Memorial aos Mártires Irlandeses
A maioria das campas são rasas

O cemitério é ponto de passagem obrigatória para os que utilizam o passadiço que liga a praia de Bronte à praia de Coogee. E ainda há os que na sua corrida matinal, atalham caminho pelo meio das sepulturas para chegar mais rápido à zona da praia.

O passadiço em direcção a Coogee

De um lado o mar, do outro o cemitério

Quem continua o passeio em direcção à praia de Bronte

Depois da lição de história, era tempo de visitar o outro ponto turístico: a praia de Bronte. Inserida na Baía de Nelson, tem a companhia logo ali ao lado do Parque de Bronte.

Aproveitar o bom tempo

Espaço não falta para piquenicar
Campo e praia tão pertinhos

See you soon!

1 comentário:

  1. É incrível como tudo se organiza nessa cidade, conciliam-se espaços, tudo pensado para proporcionar uma Vida com Qualidade... Um Cemitério, a história e cultura, lazer com parques verdes, praia: tudo num único espaço, em equilíbrio e dar um sentido tanto à Morte, como à Vida... Muito interessante...

    ResponderEliminar