sábado, 29 de março de 2014

À descoberta de Glebe

Depois de uma semana chuvosa, finalmente uma trégua. O dia amanheceu em tons de cinza mas o azul lá se ia mostrando. A dúvida pairava no ar até que o sol se decidiu e assumiu o lugar que lhe competia. Óptimo! Hoje os meus planos não iam ser adiados. Glebe aguardava-me. O mercado semanal, as ruas, a herança aborígene e a agitação própria de um Sábado para descobrir.
Primeira paragem: Glebe Markets.  Para muitos 'aussies' o fim-de-semana não começa sem uma visita a este mercado, no pátio da Escola Pública de Glebe. Por aqui, vende-se e compra-se arte, crafts, vestuário (roupa e calçado), bijutaria, carteiras, óculos de sol... Das peças de autor às peças em segunda mão, há de tudo um pouco. Um olhar mais atento e percebemos que muitas bancas estão ali para vender artigos que as pessoas tinham em casa e não querem mais. Quem passa, pára e pergunta o preço. Claro que há sempre a tentativa de baixar o preço e até com sucesso. Enquanto observava o cenário montado à minha frente, lembrei-me da Feira da Ladra, em Lisboa. Nesta Terra, somos mais parecidos uns com os outros do que pensamos. 

Vamos lá!

Roupa

Acessórios

O que não faz falta em casa, vende-se no mercado

À procura de 'pechinchas'

Uns aproveitam para descansar

Outros esperam sentados pelos clientes

Mercado não é mercado sem frescos e comida. Num pequeno canto, escondido bem atrás de todas as outras tendas, vendiam-se compotas, pão, doces, legumes, pão de banana e cereais. Nas proximidades, ficava o 'corredor da alimentação', muito internacional. À disposição dos 'fregueses', cozinha turca, russa, indiana, mexicana, venezuelana e outras. 

Pão

Compotas

Mini mercearia

O corredor da alimentação

Cozinha asiática

Doces com um toque do Médio Oriente e sem glúten

Dei as minhas voltinhas, parei aqui e ali, fotografei. Quando estava de saída, uma banca que vendia aguarelas chamou-me a atenção. Voltei atrás para as ver, porque ando à procura de uma de Sydney para a minha colecção. Percebo que são paisagens de outros países e o autor explica-me que são as suas últimas viagens. Sevilha. Lisboa... E nesse preciso momento passa nas minhas mãos uma pintura de um eléctrico da capital portuguesa. Coincidências da vida, não é? Não posso deixar de sorrir e ele pergunta-me se conheço. 'Sim. Muito bem! Sou portuguesa'. Ele dirige-se à namorada e diz-lhe. 'Bom dia', ouço de imediato. Apanhada de surpresa, pergunto se também é portuguesa. Não é. A Martina é italiana, nasceu em Roma, viveu em Portugal até há uma semana e veio à conquista da Austrália com o Matteo (Verona), o namorado. Aprendeu a língua de Camões com um amigo açoriano, adora pastéis de nata e sente falta de um bom café (tal como eu). Quis saber se eu era de Lisboa. 'Não. Sou do Norte', 'Aveiro?', 'Sim. Como sabes?', 'A pronúncia. Estive lá e quando te ouvi, lembrei-me'. O mundo é mesmo muito pequeno! Despedi-me do simpático casal italiano e deixei o mercado. 

Matteo e Martina

As marcas do passado aborígene encontram-se espalhadas um pouco por toda a cidade. Glebe não é excepção, por isso aproveitei para conhecer um pouco mais da história local. Tirei da mochila outro guia (ando sempre com meia dúzia) e segui as orientações do mapa. Sem o saber, estava mesmo ao lado do primeiro ponto de interesse: a Aboriginal Islander Dance Theatre. Criada em 1975, a companhia foi lançada para promover a dança profissional entre os aborígenes. Funcionou nas instalações da igreja de St. James, até ao final dos anos 90, e quando me preparo para fotografar o edifício, descubro que está à venda. Não é desta forma que se preserva o passado, digo eu.
 
A antiga 'casa' da Aboriginal and Islander Dance Theatre

Seguiram-se o Tranby Aboriginal College, uma cooperativa de ensino que se mantém no activo, e o Lago Northam, no Parque Victoria, uma memória da paisagem que outrora havia naquela área quando os aborígenes lá viviam, antes da chegada dos europeus.

Tranby

Lago Northam

 No final de um dia tão longo, a merecida recompensa chegou...

Gelado de mascarpone, ricota e morango

See you soon!

Sem comentários:

Enviar um comentário