quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sydney Markets

Quem me conhece sabe que adoro visitar mercados quando viajo, dentro e fora de Portugal. Descobrir o que se vende e compra nos lugares por onde vou passando, ajuda-me a conhecer um pouco melhor os hábitos e gostos dos locais. Por isso, quando me desafiaram para ir aos mercados de Sydney, aceitei de imediato. http://www.sydneymarkets.com.au/
Domingo depois de almoço, lá fomos nós...
Confesso que as expectativas eram grandes e quando assim é, a probabilidade de nos desiludirmos aumenta. Posso dizer que fiquei realmente surpreendida com o cenário que encontrei. Imaginem um mercado abastecedor, o espaço exterior era mais ou menos desse género. Chegam, estacionam e dirigem-se para um pavilhão enorme. Entram e lá dentro encontram uma espécie de feira de Espinho (à segunda-feira) mas só a secção de roupa, 'bugigangas', imitações e muito mais, (quase) tudo made in china e vendido por asiáticos (não vou especificar nacionalidades para não ferir susceptibilidades). 


Não era bem o que eu estava à espera mas a verdade é que não faltava gente. Muitos orientais mas também australianos passeavam por lá e iam comprando aqui e ali alguma coisa. O que ainda tinha mais saída eram os legumes e a fruta que alguns 'feirantes' vendiam à porta do pavilhão. E não, a maioria deles não fala inglês correctamente. Se em Portugal vamos a uma loja dos chineses e ouvimos umas palavras em português enroladas, por ali as únicas palavras em inglês (e muito enroladas) eram os preços. 


Explicaram-me depois que é nesta área que funciona o maior mercado de fruta e legumes frescos de Sydney, onde os restaurantes, as cadeias de supermercados, os lojista se abastecem. O público em geral também pode comprar até porque os proprietários das quintas locais estão autorizados a vender os seus produtos diariamente. Paralelamente, funciona um mercado de flores, onde qualquer pessoa as podes adquirir mas a maioria é para revenda. Os melhores dias para ver tudo isto são a sexta-feira e o sábado. Ao domingo era usual os proprietários de lojas na cidade marcarem presença para vender os produtos made in australia que tinham. É que até há uns anos atrás, o comércio de rua estava fechado ao domingo e os centros comerciais eram poucos (parece impossível, não é?). Os tempos mudaram e com a 'invasão' oriental, o cenário mudou radicalmente.
Claro que nova visita ficou prometida para poder ver a outra realidade, por isso as notícias sobre Sydney Markets não ficam por aqui.

See you soon!

3 comentários:

  1. Obrigada por partilhares mais uma experiência. Reparo pelas fotos a grande diversidade de pessoas que devem ter várias nacionalidades, sendo que é visível o predomínio de asiáticos.
    Dá para perceber que estava um dia de chuva, eheheh.... Estou a ser "mázinha"...
    Prima, obrigada pela partilha. Beijo

    ResponderEliminar
  2. Realmente... É caso para dizer que perante esse bulício de olhos em bico, a Feira de Espinho chega a ser... cliché! :)
    Aqui há uns tempos li um artigo sobre os "markets" de Sydney, no qual eram mencionados o Pyrmont e o Paddy's Market... Lanço a dica, sem saber na realidade se vais encontrar "Ozzies", "asiáticos", pasquitaneses... whatever... :) Enjoy it! :)

    ResponderEliminar
  3. Obg pela partilha amiga!!! Assim vou conhecendo um pouco mais desse país, pelo menos a realidade,já que na TV nem sempre se vê as vida tal qual ela é... beijinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar