sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Episódios do quotidiano (I)

Céu azul. Sol radioso. Destino: praia!
Tínhamos saído de casa há menos de 5 minutos quando nos deparamos com uma operação stop. Olhei para o relógio do carro e eram exactamente 09.35 da manhã (sim, leram bem). Um agente da autoridade com uma placa indica-nos que temos de encostar à berma, à semelhança dos 4 veículos que seguiam à nossa frente. Depois de todos estarem parados, um agente aproxima-se de cada carro, os condutores abrem a janela e a um sorridente 'Hello! Good morning!', segue-se a pergunta 'Have you been drinking any alcohol?'. A resposta é obviamente que não mas nada como um teste para o comprovar. O condutor é simpaticamente convidado a aproximar a boca do aparelho e  a contar até 10 (aqui não se sopra ao balão). Confirmado o resultado negativo, somos informados que podemos seguir viagem. Tudo em apenas 10 minutos. 
Perante a minha cara de admiração, fui esclarecida que é muito frequente a polícia australiana fazer este género de operação de manhã cedo e os resultados são positivos (leia-se, muitos condutores apanhados com taxas de alcolémia superiores ao permitido). Ao que parece, os australianos (alguns) gostam de sair, beber e depois conduzir. Fiquei sem perceber foi se eles saem até tarde ou se bebem muito e até tarde...

Voltando ao assunto inicial, hoje a manhã foi passada na Coogee Beach (mais uma). Corria uma brisa perfeita, o mar estava sereno e pouca gente no areal. Um cenário bem ao meu jeito (recordo mais uma vez que fazer e gostar de praia são coisas completamente distinstas).
Por estes lados é comum todas as praias terem uma piscina com água do mar, estrategicamente situada numa das pontas, onde novos e crescidos nadam e se divertem. É uma forma de garantir a segurança dos banhistas quando a ondulação é forte e como os areais são pequenos (comparando com os nossos) estão acessíveis a todos. As piscinas estão perfeitamente inseridas na paisagem e parecem fazer parte do próprio habitat. 

A piscina onde 'provei' a água do Pacífico pela primeira vez.



Também muito comum são os espaços verdes nas zonas balneares. Todas as praias têm por perto uma zona relvada, com sombras, áreas próprias para os famosos barbacues e para comer. A maioria gosta de estender uma toalha no chão, sentar-se e fazer um picnic ali mesmo. Uma sandes, um sumo e uma peça de fruta são suficientes.

Campo e praia lado a lado.
 Há muitas mais praias para descobrir...

See you soon!

2 comentários:

  1. Boa noite Prima!
    Começas a mostrar o porquê da Austrália ser considerada um dos países com melhor qualidade de vida e melhores índices de felicidade..
    Gostava de estar aí... maravilha...
    Continua a mostrar os teu episódios do quotidiano...estou atenta ;)
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Obg Claudinha!!!
    Estou a gostar imenso do teu blog.... beijinhos

    ResponderEliminar